Puxado pelo crescimento na movimentação de cargas no setor portuário, o ano de 2022 gerou um total de 1,2 bilhão de toneladas movimentadas no período.
O ano de 2021 foi bastante desafiador para todos, pois o mundo vivia uma verdadeira incerteza de quando a pandemia iria acabar. Durante esse momento difícil, os setores de Logística e Comércio Exterior conseguiram avançar bem em suas atividades, mesmo diante dos piores momentos que vivemos, onde, no auge da crise, acabamos enfrentando muitos desafios como a falta de insumos e, em especial, quando falamos da saúde dos seus colaboradores.
Fato é que, após o avanço do número de pessoas vacinadas e com o reforço das doses de vacina, tivemos a possibilidade de retomar as nossas atividades normais e, por consequência, esse movimento exerce impacto na economia de um modo geral.
Puxado pelo crescimento de 4,8% na movimentação de cargas no setor portuário, o ano de 2022 gerou um total de 1,2 bilhão de toneladas movimentadas no período, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Esse montante, que já era previsto pela Antaq, contempla tanto portos públicos, quanto privados. Para esse ano, a agência faz novas previsões de crescimento, estimando uma movimentação de 1,239 bilhão de toneladas e um crescimento de 2,4% em relação ao ano passado.
O minério de ferro foi o tipo de carga que mais teve destaque em 2021. Com uma alta de 4%, se comparado ao ano anterior, foram 370,4 milhões de toneladas transportadas. Por outro lado, o milho teve uma queda significativa, registrando um déficit de 35,6%, seguido do açúcar (-8,1%) e bauxita (-3,3%). Além do ferro, os destaques em saldo positivo também ficam para o petróleo, contêineres, soja, derivados do petróleo, fertilizantes e carvão mineral.
Dos materiais mais exportados no Brasil, 51% deles tem a China como destino principal. Em importações, o Brasil detém as melhores parcerias comerciais com os Estados Unidos (24%), China (11%), Rússia (7%) e Argentina (6%). O porto de Santos, em São Paulo, deteve a liderança em movimentações, com um total de 113,3 milhões de toneladas transportadas no ano passado, e leve diferença de 0,9% em queda, se comparado ao ano de 2020.
Para o transporte desse tipo de cargas, é preciso confiar em empresas que compreendam totalmente todas as fases da operação, envolvendo as fases do planejamento, custos logísticos (reais), aspectos tributários e também fiscais. O desenvolvimento do negócio do cliente contempla fases diferentes e esse é o diferencial de uma empresa de importação, exportação e logística internacional, que de fato entende e seja capaz de atender à altura um cliente, como o Grupo V. Santos já faz a três décadas.
Com soluções logísticas de ponta e estrutura própria, o Grupo V. Santos carrega consigo todo know-how necessário no transporte de cargas provenientes em importação e exportação, oferecendo serviços e suportes on demand para os mais diversos tipos de clientes e cargas.
O Grupo V. Santos realiza serviços completos, desde buscar a carga até a entrega do produto para o cliente final, criando soluções sob medida para cada demanda. Nossa equipe tem a competência necessária para lidar a sua demanda logística, buscamos a carga com agilidade, planejamos o trajeto, monitoramos e rastreamos a carga para garantir a segurança, além disso, otimizamos cada processo para que o produto chegue ao cliente o mais rápido possível. Clique aqui para entrar em contato agora mesmo com a nossa equipe e solicite um orçamento.