Entenda como funciona essas operações e como o Grupo V.Santos atua para entregar ótimos resultados.
O biogás através dos resíduos da moagem da cana-de-açúcar, entra em cena como um novo produto do setor sucroenergético e chega com potencial gigantesco de crescimento. Segundo especialistas do setor, a produção de biogás é viável até mesmo para usinas de menor porte, com moagem a partir de um milhão de toneladas de cana por safra.
O potencial nacional de produção de biogás bruto calculado pela ABiogás é de 82,58 bilhões de metros cúbicos ao ano, considerando os setores sucroenergético, saneamento, proteína animal e produção agrícola. Ao comparar este potencial com o atual cenário de produção de biogás brasileiro de 1,83 bilhão de metros cúbicos ao ano, constata-se que apenas 2% do total é aproveitado e que há oportunidade de expandir em 98% a produção de biogás no país.
O Brasil atualmente é o principal player mundial nos projetos e crescimento desse mercado de energias renováveis, como o Biogás.
Não só de sucroenergético, mas de telefonia também!
Em outubro de 2021, a Vivo anunciou que vai produzir a própria energia para atender às suas unidades em todo o território brasileiro. Três fontes renováveis de energia serão utilizadas e a de biogás corresponde à 9% deste montante. Cada estado brasileiro deve ganhar a própria estação, de acordo com a companhia.
Mas, de onde vem o biogás?
O biogás pode ser obtido de várias formas, como fontes energéticas através de resíduos orgânicos ou agropecuários, dejetos animais, gases de aterros sanitários, etc.
O grande volume de resíduos gerados nessas atividades apresenta elevada carga de poluentes que acarretam danos ambientais, sociais e econômicos.
A partir do descarte certo desses resíduos, eles deixam de ser fonte contaminadora do meio-ambiente e se tornam fonte de energia renovável e de alto valor, como geração de biogás para a movimentação nos veículos e caminhões, bem como geração de energia elétrica para a propriedade e venda no Sistema Integrado de Energia.
Outro ganho importante e fonte de renda, são as vendas e compensações nos créditos de carbono.
O papel da logística nos projetos de produção do biogás
O Grupo V.Santos, empresa com mais de 30 anos de experiência e certificações emitidas por órgãos tanto nacionais quanto internacionais podem dar toda a assessoria necessária nas importações desses projetos.
No fim de 2021, por exemplo, o grupo V.Santos foi responsável pela logística, desembaraço, armazenamento e entrega ao cliente final de instalações completas de biogás em grandes usinas de açúcar e álcool no interior de São Paulo.
Esse mercado sofrerá grande expansão nos próximos anos com soluções de energias limpas e renováveis, priorizando a sustentabilidade no planeta.
A V.Santos possui experiência comprovada nesse setor e podemos ajudar nossos clientes no sucesso da implementação desses grandes projetos. A Natureza agradece.