Entenda o conceito de Gestão de Processos

Na atual situação econômica e social do Brasil, adotar boas práticas na hora de gerir processos é praticamente uma regra para a sobrevivência de empresas de transportes e Logística. Esses processos compõem a maneira pela qual a empresa funciona, de forma mapeada, desenhada, documentada, mensurada, monitorada e totalmente controlada.

Em empresas mais antigas e tradicionais, ainda é comum ouvirmos que tal coisa é feita de tal jeito porque “sempre foi assim, e sempre funcionou”, mas, para adotar uma boa gestão dos processos, primeiro é necessário entender o funcionamento das cadeias em que a empresa está envolvida como um todo, depois, é importante estar aberto a mudanças. Uma organização se transforma o tempo todo, a cada novo desafio, e os processos precisam acompanhar essa trajetória.

De modo geral, a gestão de processos é assim: nada será modificado se não houver uma razão clara para que isso aconteça.

Longe de querer problematizar tudo e todos, isso significa que há de se buscar uma explicação para tudo que é feito dentro da empresa. Somente assim é possível identificar possíveis gargalos que podem ser melhorados, ajustados, trocados ou otimizados.

Qual a importância da gestão de processos?

De fora resumida, podemos dizer que a gestão de processos é importante para fazer com que a empresa se enquadre nas novas realidades impostas pelo mercado, aproveitando recursos e otimizando as etapas da cadeia de acordo com as novas exigências de cada cliente ou projeto, com planejamento e monitoramento aguçados.

Como implantar uma gestão eficiente de processos?

O primeiro passo é entender a fundo como as coisas são feitas. Depois, é importante pensar em métricas e indicadores que sejam monitorados de modo que o aperfeiçoamento dos processos seja sempre baseado em dados, e não na intuição. Por fim, uma boa gestão de processos vai sempre prezar pela inteligência, e isso, atualmente, significa aproveitar a tecnologia para automatizar algumas etapas.

Quais são as principais características da gestão de processos?

· Modelação

· Documentação

· Entrega de valor

· Sistematização

· Monitoramento

Algumas empresas, além de aplicar a gestão de processos internamente com a finalidade de otimizar os próprios processos e entregas, se propõem ainda a operar este tipo de gestão em terceiros, estudando e aplicando todas as boas práticas existentes em cada realidade. E esse é um dos motivos pela qual a V.Santos se destaca no mercado internacional, atribuindo valor aos seus clientes e parceiros. Quer saber como podemos fazer isso por você? Clique aqui e entre em contato agora para conhecer!

Facebook
Twitter
LinkedIn