Despachante Aduaneiro: O que é e o que faz?

Com existência no Brasil desde 1808, trazido pela Família Real portuguesa, a profissão de Despachante Aduaneiro é uma das mais antigas que possuem registro no país, e ainda assim causa estranhamento ou dúvidas quanto suas atividades. Pensando nisso, a V.Santos decidiu esclarecer algumas dúvidas sobre esta que é uma das mais importantes para qualquer um que permeie o mercado da Logística nacional ou do Comércio Exterior. Confira abaixo.

O que é um Despachante Aduaneiro?

O despachante aduaneiro é o profissional deliberado pelo importador ou exportador para ser o representante oficial da empresa, responsável por apresentar à Alfândega tudo o que se encarrega sobre a mercadoria transportada, de acordo com a documentação pré-estabelecida e as normas tributárias.

No Brasil, devido à complexidade das regras, leis e multas, este serviço faz-se muito necessário a todos os tipos de movimentações de importação ou exportação, seja por conta do alto volume transportado ou da quantidade de burocracias exigidas para cada tipo de mercadoria.

O que faz um Despachante Aduaneiro?

Dois tipos de serviços resumem bem o trabalho de um Despachante Aduaneiro, que é a assessoria e a intermediação.

Como assessor do importador ou exportador, o despachante pode ajudar a criar planos e estratégias para cada tipo de movimentação, levando em consideração as leis vigentes e as exigências que devem ser cumpridas em diferentes situações, antecipando os processos e agilizando as entregas ao destino final.

Já como intermediário, o despachante aduaneiro é aquele que vai ajudar a cumprir todo o ditame burocrático para que a operação ocorra de forma mais rápida o possível, gerando, assim, o mínimo de gastos e responsabilizando-se por toda a documentação que precisa ser entregue às autoridades aduaneiras. Esse profissional pode ainda antecipar a empresa quanto a intempéries que possam ocorrer, evitando qualquer cenário ruim e salvando-se de qualquer multa, atraso ou apreensão da mercadoria.

No Brasil, operar através de um despachante aduaneiro não é uma obrigação às empresas importadoras ou exportadoras, e isso é amparado por lei. Mas o bom profissional consegue mostrar seu valor e importância quando agrega valor ao serviço e demonstra, na prática, que possui expertise suficiente para lidar com qualquer desafio.

Nesse sentido, a V.Santos oferece os melhores profissionais despachantes aduaneiros através de serviços robustos e cuidado integral com a encomenda do cliente, planejando toda a rota para que ela atenda de forma eficiente às expectativas e prazos de cada um, através das operações que envolvem a multimodalidade. Se é essa destreza que você procura para centralizar todas as suas operações em um único parceiro logístico, clique aqui e entre em contato para conhecer as nossas soluções.

Facebook
Twitter
LinkedIn