Como funciona o door-to-door e quando escolher essa modalidade

Quando se pensa nas modalidades da logística internacional de mercadorias, importação ou exportação, uma das opções que vêm à mente é o embarque “door-to-door”.

logistica internacional

Essa modalidade, como o próprio nome sugere (“porta-a-porta”), considera a retirada da mercadoria no depósito no exterior até o depósito do importador no Brasil. A sua finalidade é gerar menos preocupação para o importador referente aos trâmites do desembaraço aduaneiro – mas estamos no Brasil e nem tudo é preto-no-branco.

Por que optar pelo embarque door-to-door?

A modalidade de embarque door-to-door é uma opção mais ágil para quem deseja importar algumas mercadorias, seja para varejo, e-commerce, atacado etc. É uma modalidade que certamente resulta em praticidade para o importador. Além disso, em geral retira do importador as responsabilidades e funcionamentos de todo o processo, exigências, licenças, tratamentos diferenciados que cada mercadoria demanda no momento da importação.

Mas essa modalidade não pode ser levada tão ao pé da letra assim, pois no Brasil não é possível realizar uma importação “door-to-door” literalmente, sem o conhecimento da Receita Federal e órgãos anuentes.

Por ser um país extremamente burocrático e com órgãos regulamentadores que analisam se a mercadoria a ser importada pode ou não ingressar ao país, essa modalidade é utilizada somente por empresas especializadas que fornecem esse serviço de tal forma que a mercadoria seja embarcada no país de origem e entregue ao depósito do importador, passando devidamente por todos os trâmites de liberação junto à Receita Federal. Esses serviços envolvem, por exemplo:

  •  Coleta da mercadoria no depósito do país de origem;
  •  Transporte do país de origem até o porto/aeroporto de embarque;
  •  Transporte internacional de cargas até o porto brasileiro;
  •  Seguro Internacional;
  •  Análise de Licença de Importação;
  •  Despacho Aduaneiro;
  •  Liberação de mercadoria;
  •  Transporte nacional do porto/aeroporto até o depósito do importador.

Quanto um embarque door-to-door custa?

Por se tratar de uma empresa especializada que cuidará de todos os trâmites aduaneiros, em geral se torna uma opção com um custo relativamente elevado. Contudo, há de se reiterar, a empresa contratada será responsável do início ao fim, respondendo por todos os contratempos que possam surgir desde o embarque até a entrega da mercadoria.

Custos importação

Quais as exigências de um embarque door-to-door?

Em um embarque door-to-door há certas exigências que devem ser cumpridas para que a operação se dê de forma correta e segura, atendendo à legislação vigente do país do importador:

  • Habilitação para importação de mercadorias – o RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros);
  • Capacidade financeira, pois imprevistos podem ocorrer durante o processo;
  • Conhecimento acerca da mercadoria que está sendo importada, pois algumas exigem anuências perante órgãos regulamentadores, como ANVISA, ANATEL, INMETRO e MAPA, e a empresa importadora precisa estar credenciada em tais órgãos;
  • Local adequado para o armazenamento das mercadorias que serão entregues; e, por fim,
  • Cumprimento das responsabilidades e obrigações negociadas entre exportador e importador, definidas por INCOTERM.

INCOTERMS 2020

No embarque door-to-door a importação ocorre de forma que a mercadoria seja entregue no depósito do importador. Desse modo, algumas obrigações são negociadas no momento da compra.

A responsabilidade do pagamento do frete internacional, disponibilidade da mercadoria, local de embarque, quem fará o transporte na origem, quem fará o transporte no destino, o responsável pela nacionalização, entre outras obrigações, depende do embarque e do INCOTERM respectivo.

Modalidades de Entrega da carga

As modalidades de entrega das cargas em uma importação variam em geral de acordo com o INCOTERM que foi negociado entre o vendedor das mercadorias e o importador, sejam as mercadorias entregues na porta do depósito do importador, disponibilizada pelo exportador somente até o local de coleta no país de origem, disponibilizado o contêiner no navio, ou até mesmo no recinto alfandegado brasileiro.

Para cada tipo de modalidade de entrega mencionada, existe um INCOTERM específico para ela, e alguns destes estão citados abaixo:

Embarque Door-to-Door

Para a modalidade door-to-door, um dos INCOTERMS mais utilizados é o DPU (Delivered At Place Unloaded). Esse INCOTERM consiste na responsabilidade do embarque da mercadoria na origem até o local designado pelo importador no destino, ocorrendo assim o “porta-a-porta”. Neste caso, o importador realiza uma compra de mercadoria fora do Brasil, e toda a responsabilidade da entrega cabe ao exportador. Em geral, esse INCOTERM custa mais que os outros.

Outro termo utilizado é o EXW (Ex-Works), indica que o comprador é responsável por toda logística internacional.  Em resumo, o exportador deve disponibilizar a mercadoria devidamente embalada para que o importador organize a coleta no dia e local combinado. Qualquer despesa relacionada ao processo logístico é de responsabilidade do importador. 

Door-to-Port

Na modalidade door-to-port, ou seja, do depósito do exportador até o porto de embarque, o INCOTERM utilizado é o CFR (Cost and Freight). Aqui o exportador entrega a mercadoria até o porto de carregamento através de um transporte contratado e pago por ele próprio. A partir deste momento toda a responsabilidade passa a ser do importador.

Port-to-Port

Nessa modalidade do porto de embarque até o porto de destino, o INCOTERM utilizado é o FOB (Free on Board), ou seja, o exportador entrega a mercadoria até o porto de carregamento. A partir desse momento toda a responsabilidade passa a ser do importador, que deverá realizar a contratação do frete internacional, realizar o desembaraço aduaneiro e a coleta das mercadorias no recinto alfandegado.

Port-to-Door

Nessa hipótese cujo trajeto da mercadoria é do porto de desembarque até o depósito no destino, o INCOTERM é o DAP (Delivered At Place Unloaded). Em resumo, o exportador entrega a mercadoria até o depósito do destino, a partir desse momento a responsabilidade do importador consiste em nacionalizar a mercadoria e prosseguir com a sua coleta.

Door-to-Airport

Na modalidade door-to-airport o CPT (Carriage Paid To) é o INCOTERM utilizado, ou seja, do depósito até o aeroporto de embarque. Nesse caso o exportador entrega a mercadoria até o aeroporto de embarque e a responsabilidade do pagamento do frete internacional e custos locais são todas do exportador. A partir desse momento toda a responsabilidade passa a ser do importador. Esse INCOTERM pode ser utilizado tanto para embarque marítimos, quanto embarques aéreos e rodoviários.

avião importação

Airport-to-Airport

Aqui a mercadoria é transportada do aeroporto de embarque até o aeroporto de destino e o INCOTERM utilizado é o FCA (Free Carrier). O exportador entrega a mercadoria até o aeroporto de carregamento. A partir daí toda a responsabilidade passa a ser do importador, que deverá realizar a contratação do frete internacional, realizar o desembaraço aduaneiro e a coleta das mercadorias no recinto alfandegado.

Conte com a V. Santos para gerenciar o seu embarque door-to-door

Agora que você entende mais sobre os embarques door-to-door, certamente identifica melhor todas as exigências que essa modalidade de embarque demanda. Cabe ressaltar que no Grupo V. Santos é possível encontrar a melhor modalidade para atendê-lo, contando com excelentes profissionais e estratégias para que você receba a sua mercadoria na porta do seu depósito.

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