Como o Ano Novo Chinês impacta na logística da sua empresa?

Neste artigo falaremos do que é o Ano Novo Chinês e qual é a sua relevância para que seus clientes e fornecedores tenham a ciência desta data comemorativa e seus impactos.É fundamental que tanto os profissionais quanto as empresas de comércio exterior estejam por dentro e acompanhem datas especiais ou feriados em outros países, principalmente essa data comemorada pelo nosso parceiro comercial mais importante.Trabalhar no comércio internacional envolve o conhecimento dos processos aduaneiros, assim como eventos internacionais que impactam diretamente o funcionamento da indústria e que podem prejudicar o cotidiano de importadores e exportadores mundo afora.logística internacionalLeia o artigo até o final e saiba mais sobre o que acontece nesse feriado na China. Confira!

O que é o Ano Novo Chinês?

Também chamado de Ano Novo Lunar, o Ano Novo Chinês é a comemoração da passagem de ano conforme o calendário lunar. Ou seja, na China a contagem do tempo para a virada de ano é feita somente após a lua completar os seus 12 ciclos. Ou então quando surgir a primeira Lua Nova após o solstício de inverno.Em outras palavras, a data comemorativa acontece a cada 354 dias, aproximadamente 12 meses, porém, não se sincroniza com as estações do ano. A propósito, sempre é necessário acrescentar um mês ao calendário chinês a cada três anos.Tamanha a importância do momento, oficialmente o Ano Novo Chinês é celebrado por três dias, mas fábricas, empresas e o comércio em geral fazem pausa de uma semana – o que sem dúvida resulta na redução drástica das operações logísticas.

Quando começa o próximo Ano Novo Chinês?

Pois bem, de uma forma bem diferente do restante do mundo, a China comemora a virada do ano, desde a antiguidade, de acordo com o calendário lunar.No entanto, o ano civil continua o mesmo, conforme o calendário gregoriano, que foi adotado pelo país somente em 1912.Então, para facilitar o entendimento dos não adeptos ao calendário lunar, o próximo Ano Novo Chinês que inicia-se, normalmente, entre os meses de janeiro e de fevereiro, se dará em 22 de janeiro de 2023. Por dias, boa parte do país estará em trânsito indo e voltando de suas cidades natais para comemorar com suas famílias.

Você conhece os animais do calendário chinês?

Além das tantas particularidades já vistas, outra é que cada Ano Novo Chinês é simbolizado por um dos animais mencionados abaixo, respeitando a sequência, a saber:
  • rato;
  • boi;
  • tigre;
  • coelho;
  • dragão;
  • serpente;
  • cavalo;
  • carneiro;
  • macaco;
  • galo;
  • cão;
  • porco.
Os chineses ainda atribuem a cada ano um dos cinco elementos naturais, que são: a água, o metal, a terra, o fogo e a madeira. Essas características resultam em 60 combinações diferentes, criando o ciclo de 60 anos também muito comemorado no país.ano novo chinês

O ano do coelho

De acordo com a crença chinesa, o ano de 2023 será regido pelas energias do Coelho, cujas características guiam as atitudes das pessoas, seus pensamentos e suas emoções, fomentando mais gentileza e serenidade.Ou seja, de acordo com a sabedoria chinesa, será um ano para manter a harmonia e o equilíbrio em tudo ao nosso redor. Isso porque o Coelho, no horóscopo chinês, representa a calmaria, o lazer, o relaxamento, a boa comida e bebida. Por outro lado, a sua energia oposta pode representar brigas, conflitos, ofensas e mudanças bruscas.

Qual o impacto da comemoração do Ano Novo Chinês na logística internacional?

Durante todas as comemorações do Ano Novo Chinês o mundo continua produzindo e necessita suprir as demandas para manter as atividades operacionais da logística internacional.Diante disso, as fábricas na China buscam sempre manter um planejamento de produção superior ao normal para se prepararem para o momento do intervalo anual cumprindo com a maior parte das entregas demandadas pelos outros países.No entanto, ainda assim cria-se um estoque maior do que é escoado para os portos, ocorrendo a lotação de armazéns em todo o país.

Qual o impacto na minha empresa?

Tanto os importadores quanto os exportadores necessitam de uma programação antecipada, por conta desse aumento de produção estocado na China, para evitar que a sua demanda fique presa ou que não consiga encontrar espaço para armazenar a sua carga no porto.O transporte chinês, assim como o trabalho nos portos, é reduzido drasticamente, acarretando o aumento de tempo de embarque, além da demora na liberação alfandegária da sua mercadoria.

Quando e como devo me preparar para o Ano Novo Chinês?

Como você já sabe, muitos países estabelecem relações comerciais com a China, logo, muitos são os países que sentem o impacto desse período negativamente.Se analisarmos do ponto de vista do exportador, é preciso garantir o alinhamento entre a produção e a prontidão de carga para evitar embarcar durante o feriado. Por outro lado, os importadores devem pensar em antecipar as compras. Essa é uma das estratégias mais comuns adotadas pelo mercado, entretanto tal prática não se aplica para todo o tipo de negócio.Pensando nisso, listaremos algumas dicas para ajudar no planejamento do seu negócio nesse período de recesso:

Planeje suas compras com antecedência

Diante do “buraco” causado na linha de produção chinesa, faça a sua programação de importação com muita atenção e cuidado, observando a demanda que será necessária suprir, a fim de antecipar os seus pedidos com os fornecedores.

Atente-se ao volume de cargas e o nível de serviço adequado

O planejamento e o controle do seu estoque nesse período posterior aos eventos e feriados brasileiros, como a Black Friday e as festas de final de ano, devem ser realizados de forma que as necessidades não fiquem “mascaradas”.Além de quê, invariavelmente haverá dificuldade na contratação de transportadores e armazéns para a estufagem de contêiner nos portos chineses. Por isso, todo planejamento é pouco.

Negocie fretes e prazos

Com a aproximação do feriado do Ano Novo Chinês, o embarque pode não ser tratado com a mesma importância. Ademais, o aumento da demanda potencializa o valor do frete internacional a ser cobrado, o que deve estar programado no seu orçamento financeiro.

Escolha bons parceiros

O parceiro ideal deve oferecer suporte e serviços que melhorem as chances de atender ao seu planejamento logístico nesse cenário mais restrito, além da capacidade de carga e modais para a realização da entrega até o seu cliente final.parceiros logísticosO Grupo V. Santos é uma ótima alternativa para auxiliar você nesse período de preparação para o Ano Novo Chinês, mitigando gargalos e atrasos nas suas importações ou exportações.

Sua logística internacional a todo tempo é com o Grupo V. Santos

Contamos com soluções em importação, exportação e logística internacional para o seu negócio, realizando um trabalho excepcional há mais de trinta anos por uma equipe de profissionais experientes no comércio exterior e altamente qualificada para ajudar com os processos aduaneiros na sua empresa.As soluções oferecidas acompanham as tendências e exigências do mercado internacional, apoiando sempre o desenvolvimento do seu negócio empresarial, por meio da customização de seus processos logísticos operacionais.Dando importância ao planejamento dos seus custos logísticos, como também aos aspectos tributários e fiscais, o Grupo V. Santos atenderá às necessidades de cada operação. Assim, a sua empresa conseguirá obter o sucesso desejado com a prestação de serviços dinâmicos e de qualidade.
Facebook
Twitter
LinkedIn