Antes de explicarmos qual seria a melhor modalidade, é importante que tenhamos a definição exata sobre o regime Drawback.
Na verdade, o regime drawback é um processo aduaneiro especial que possibilita a suspensão ou isenção de tributos dos insumos importados ou nacionais vinculados a um produto exportado.
Ou seja, é através dele que muitos exportadores brasileiros garantem a competitividade no mercado internacional. Mas, como usá-lo?
Drawback de Suspensão: É através desta modalidade que a empresa compra, com suspensão de impostos, os insumos nacionais ou importados, que serão utilizados para a fabricação de produtos destinados à exportação. Ou seja, o benefício fiscal é concedido antes do processo do envio da remessa ao exterior, garantido a redução de custos na etapa de fabricação do produto.
Este regime é indicado para empresas que possuem um processo produtivo estável e, principalmente um ciclo de vendas periódico.
Drawback de Isenção: Neste caso, a empresa que já fabricou o produto e concluiu o processo de exportação, precisa repor o seu estoque de matéria-prima e, é nesta etapa que a isenção de impostos é válida, mas com as devidas comprovações de que a aquisição dos insumos é destinada à fabricação do produto exportado.
Quer aproveitar os benefícios do regime Drawback? A V.Santos conta com uma equipe especializada para cuidar de questões tributárias e fiscais exclusivamente para estes processos. Entre em contato conosco e reduza os custos da sua fabricação.